Torne-se um psicólogo afiliado do SINDPSI-ES!!

 

Quem somos nós?

Missão: Proteger as psicólogas e os psicólogos capixabas nas relações trabalhistas e garantir benefícios à categoria profissional.

Valores: Ética, espírito de equipe, consciência de classe, cooperação e responsabilidade social.

Visão: Garantir qualidade de vida para a nossa categoria profissional e participar das lutas da classe trabalhadora.

Nossa História

O SINDPSI-ES surgiu no ano de 2010 após vários meses de reuniões com muitos debates entre psicólogas(os), dentre estes, alguns viriam a ser as(os) primeiras(os) diretoras(es) da instituição. Para isso, tivemos o apoio de várias pessoas, inclusive de conselheiras do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região.

Nossa primeira presidenta foi a psicóloga Gliciane Chagas Brumat, que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos e, junto com os demais diretores que passaram pela instituição, começaram a definir estratégias, direcionar nossas ações e estabelecer relações com as demais categorias profissionais e movimentos sociais em geral.

Desde os primeiros anos temos enfrentado dificuldades para nos consolidar enquanto representantes da categoria, seja por razões intrínsecas a esta, seja por questões políticas, econômicas e financeiras. Mas, devido à própria característica de bons negociadores e mediadores de conflitos, temos sobrevivido e avançado na defesa de nossos interesses e na interação com os diversos segmentos da classe trabalhadora. Não por acaso, já somos reconhecidos como indispensáveis nos atos e negociações em conjunto com sindicatos parceiros e nos espaços de defesa das políticas sociais.

Sobre a classe trabalhadora, cabe lembrar que o SINDPSI-ES é abrigado e filiado desde o início na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e também filiado à Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI). Essas instituições tem apoiado o sindicato e feito a defesa de nossos interesses, respectivamente, na perspectiva de classe e em nível de categoria em âmbito nacional.

Baseamos nossa luta no entendimento de que merecemos atuar profissionalmente de acordo com o conceito de trabalho decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que em nosso caso se traduz por: acesso a emprego em todas as áreas possíveis de atuação de um(a) psicólogo(a); remuneração justa; jornada de trabalho máxima de 30 horas semanais e; atuar em condições dignas, com liberdade, equidade e segurança.

Ao longo dos anos, o SINDPSI-ES tem se empenhado para defender os interesses da nossa categoria profissional. Mesmo em situações adversas, não temos desanimado e continuamos acreditando que nossa categoria é indispensável para a sociedade e que nossos serviços trazem  qualidade de vida a quem os recebe.

Junte-se a nós!