Torne-se um psicólogo afiliado do SINDPSI-ES!!

 

Onde e como estamos atuando:

O SINDPSI-ES tem atuado na orientação e negociação de melhores condições de trabalho para a categoria junto a empresas públicas e privadas. Para isso, tem feito contato com empresas para dirimir dúvidas quanto a remuneração e jornada, entre outros. Negociado com gestores públicos e conscientizado sobre a necessidade de haver psicólogas(os) em TODAS as áreas de atuação do poder público e sobre os benefícios que nossos profissionais ofertam à população através de sua técnica e de seu compromisso social.

Temos proposto aos legisladores que regulamentem a inserção de psicólogas(os) em serviços de atendimento públicos e privados. Algumas já viraram projeto de lei. Também já nos colocamos à disposição de vários mandatos para acompanhar comissões temáticas de políticas públicas.

Ajudamos a criar e compomos várias frentes sindicais para fazer a luta por emprego e por melhores condições de trabalho. Cooperamos com vários sindicatos ajudando e sendo ajudados no tocante a interesses comuns à classe trabalhadora. Estamos em permanente contato com diversos movimentos sociais que defendem os direitos dos trabalhadores e os direitos humanos em geral.

Fazemos contato com faculdades que formam psicólogas(os) para conscientizar sobre a necessidade de participação no sindicato para que os futuros profissionais tenham condições de se organizar e de sobreviver do seu trabalho. Participamos de seminários, oficinas e afins divulgando o SINDPSI-ES e suas ações. Colaboramos com o Diretório de Práticas da Psicologia da UFES, que tem debatido e implementado ações para aproximar cada vez mais a ciência e a técnica da atuação profissional, seja através de cafés profissionais com a participação de profissionais de referência da nossa categoria, seja construindo projetos de impacto social, ou trabalhando a valorização do profissional e suas várias possibilidades de atuação após a graduação.

Orientamos os profissionais autônomos, da iniciativa privada e do serviço público sobre seus direitos, sobre salários e vencimentos, sobre honorários e procedimentos realizados, sobre como proceder à cobrança destes, etc.

Conselhos de que participamos

Atuamos em diversos conselhos de controle social por reconhecermos a importância destes espaços para defendermos uma inserção continua da nossa categoria nas políticas públicas. Abaixo, temos a lista de conselhos dos quais fizemos ou fazemos parte:

  • Conselho Estadual de Assistência Social
  • Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
  • Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Conselho Estadual de Saúde
  • Conselho Estadual sobre Drogas
  • Conselho Municipal de Saúde de Aracruz
  • Conselho Municipal de Saúde de Cariacica
  • Conselho Municipal de Saúde de Vila Velha
  • Conselho Municipal de Saúde de Vitória
  • Conselho Municipal de Assistência Social de Vitória